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OFICINA DE AQUARELA – CENARQ

Recebemos o 2º convite para ministrar as oficinas presenciais de Aquarela e Perspectiva na Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo – SAU22 (12/09 e 14/09), evento oferecido pelo Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau – CENARQ_FURB, em 2022. E abaixo disponibilizamos alguns conteúdos para ampliar seu conhecimento.

 
m  Maristela Rodrigues
Arquiteta

Especialista em Gerenciamento de Obras UTFPR. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo – PUC-PR
w Wellinton Fernando Aquino
Designer Especialista em Inovação e Tecnologia na Educação. Possui graduação em Design Gráfico e Pedagogia.
Fundadora da Arquitêta Page
www.arquitetapage.com.br
Wellh – Design & Educação
www.escola.wellh.com.br

Oficina de Aquarela

O que é aquarela?

aguarela ou aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água.

  • Propriedade das cores  (matiz/saturação e tonalidade)

MATIZ: Matiz é a cor propriamente dita, isto é, o nome que é dado a ela. Dessa forma, as diferentes percepções da luz refletida geram diferentes matizes como vermelho, amarelo, azul, entre outras.

SATURAÇÃO: também chamada de croma, é o grau de pureza da cor. O que torna uma cor mais ou menos pura é a quantidade de cinza que está adicionado a ela. Quanto mais cinza, mais opaca é a cor e menor é o grau de saturação. Em contrapartida, quanto menos cinza, mais vibrante e vívida é a cor e sua saturação acaba sendo maior.

VALOR TONAL: Brilho, também chamado de valor ou luminosidade, refere-se à claridade da cor, ou a falta dela. Ser uma cor clara ou escura é resultado da mistura da mesma com o branco ou o preto. Para obter cores mais claras, a mistura deve ser feita com o branco. Ademais, para cores mais escuras, o preto é o elemento da mistura. Uma cor pode ter variação na luminosidade quando comparada com outra cor diferente ou com diferentes cores do mesmo espectro.

  • Circulo cromático

CIRCULO CROMÁTICO:O Círculo Cromático é composto por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias

 

Rough Grain ou Torchon – Textura Grossa

O papel rugoso, como o nome diz, tem uma textura mais áspera e rugosa, com pequenos grãos que retém a água na superfície. As aguadas de aquarela ficam com uma textura muito bonita e interessante.

Soft Grain ou Fin – Textura Fina

O papel liso, que na verdade não é liso, possui uma textura levemente rugosa e granulada. Para aquarelar, seu papel sempre será texturizado, pois são esses pequenos desenhos da textura sobre o papel que seguram a tinta e não permitem que ela escorra livremente pela folha causando manchas.

Satine – Satinado

Papel bem liso, com nenhuma textura ou textura quase imperceptível. Muito utilizado por artistas que trabalham com ilustração botânica e científica pois a sua superfície permite a criação de pequenos detalhes que não são possíveis em papel com muita textura.

Hot Pressed – Prensado à quente

O papel prensado à quente é quase liso, sem textura aparente e granulação pequena. Isso faz com que a tinta escorra rapidamente pelo papel e seque bem rápido.

Cold Pressed – Prensado à frio

Esse é o papel mais utilizado, pois o papel prensado à frio possui as melhores características. É levemente texturizado, segura bem a tinta, mas não de forma demasiada, e tem uma secagem mais lenta que o Hot Pressed.

RESULTADO: 15/09

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