Recebemos o 2º convite para ministrar as oficinas presenciais de Aquarela e Perspectiva gratuitamente na Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo – SAU22 (12/09 e 14/09), evento oferecido pelo Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau – CENARQ_FURB, em 2022. E abaixo disponibilizamos alguns conteúdos educacionais gratuitos para ampliar seu conhecimento.
Maristela Rodrigues Arquiteta Especialista em Gerenciamento de Obras UTFPR. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo – PUC-PR |
Wellinton Fernando Aquino Designer Especialista em Inovação e Tecnologia na Educação. Possui graduação em Design Gráfico e Pedagogia. |
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Fundadora da Arquitêta Page www.arquitetapage.com.br |
Wellh – Design & Educação www.escola.wellh.com.br |
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A aguarela ou aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água.
- Propriedade das cores (matiz/saturação e tonalidade)
MATIZ: Matiz é a cor propriamente dita, isto é, o nome que é dado a ela. Dessa forma, as diferentes percepções da luz refletida geram diferentes matizes como vermelho, amarelo, azul, entre outras.
SATURAÇÃO: também chamada de croma, é o grau de pureza da cor. O que torna uma cor mais ou menos pura é a quantidade de cinza que está adicionado a ela. Quanto mais cinza, mais opaca é a cor e menor é o grau de saturação. Em contrapartida, quanto menos cinza, mais vibrante e vívida é a cor e sua saturação acaba sendo maior.
VALOR TONAL: Brilho, também chamado de valor ou luminosidade, refere-se à claridade da cor, ou a falta dela. Ser uma cor clara ou escura é resultado da mistura da mesma com o branco ou o preto. Para obter cores mais claras, a mistura deve ser feita com o branco. Ademais, para cores mais escuras, o preto é o elemento da mistura. Uma cor pode ter variação na luminosidade quando comparada com outra cor diferente ou com diferentes cores do mesmo espectro.
- Circulo cromático
CIRCULO CROMÁTICO:O Círculo Cromático é composto por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias
Rough Grain ou Torchon – Textura Grossa
O papel rugoso, como o nome diz, tem uma textura mais áspera e rugosa, com pequenos grãos que retém a água na superfície. As aguadas de aquarela ficam com uma textura muito bonita e interessante.
Soft Grain ou Fin – Textura Fina
O papel liso, que na verdade não é liso, possui uma textura levemente rugosa e granulada. Para aquarelar, seu papel sempre será texturizado, pois são esses pequenos desenhos da textura sobre o papel que seguram a tinta e não permitem que ela escorra livremente pela folha causando manchas.
Satine – Satinado
Papel bem liso, com nenhuma textura ou textura quase imperceptível. Muito utilizado por artistas que trabalham com ilustração botânica e científica pois a sua superfície permite a criação de pequenos detalhes que não são possíveis em papel com muita textura.
Hot Pressed – Prensado à quente
O papel prensado à quente é quase liso, sem textura aparente e granulação pequena. Isso faz com que a tinta escorra rapidamente pelo papel e seque bem rápido.
Cold Pressed – Prensado à frio
Esse é o papel mais utilizado, pois o papel prensado à frio possui as melhores características. É levemente texturizado, segura bem a tinta, mas não de forma demasiada, e tem uma secagem mais lenta que o Hot Pressed.
RESULTADO: 15/09