Você sabia que o Cobogó é Brasileiro?

ELEMENTOS VAZADOS

Os “elementos vazados”, mais conhecidos como “cobogós”,  funcionam como componentes arquitetônicos que tem por finalidade proporcionar ventilação e iluminação natural permanente, bem como proteção solar.

 

Esses elementos arquitetônicos foram criados na década de 1920, na cidade de Recife/PE, por Amadeu Oliveira Coimbra (português), Ernesto August Boeckmann (alemão) e Antônio de Góis (brasileiro), sócios de uma fábrica de tijolos.

 

A inspiração surgiu da arquitetura árabe e indiana, influenciados pelos “muxarabis”, que são elementos construídos em painéis vazados de madeira, utilizados para fechar parcialmente os ambientes internos, permitindo privacidade aos usuários e passagem de luz e ventilação natural. Já os cobogós são blocos vazados de concreto ou cerâmica, aplicados principalmente em fachadas e muros.

 

Para quem não sabe, a origem do nome “cobogós” deriva da junção das sílabas iniciais do sobrenome de seus criadores, COimbra, BOeckmann e GÓis (“CO-BO-GÓ”).

 

Na arquitetura brasileira do período colonial, já existia um elemento arquitetônico semelhante, de origem portuguesa. Este elemento era formado por ripas horizontais e verticais em madeira, aplicados no vão das janelas, conhecido como “Gelosias” ou “Rótula”, também inspirados pelos muxarabis árabes.

 

 

O Edifício Caixa D`Água, em Olinda, construído em 1934, é considerada a primeira edificação com aplicação destes componentes no Brasil.

 

No período modernista, os arquitetos Lúcio Costa, Affonso Eduardo Reidy e Oscar Niemeyer difundiram o uso dos cobogós na arquitetura brasileira, principalmente em edifícios residenciais.

O Código de Obras de 1960 da cidade de Brasília contribuiu para essa difusão, pois exigia a utilização de elementos vazados para ocultar os compartimentos menos nobres das edificações. Por isso, metade dos edifícios construídos na referida cidade na década de 60 a 70, possuem cobogós como elementos de vedação.

 

Veja algumas referências Arquitetônicas:

 

Você gostou deste Post? Compartilhe com seus amigos.

FacebookInstagramYoutube

 

CURSOS EM DESTAQUE

    

 

0 Respostas sobre "Você sabia que o Cobogó é Brasileiro?"

Deixe sua mensagem

Contato: aprendarquitetura@gmail.com

Copyright © 2012 - 2018  - Arquitêta - Arquitetura & Arte

Todos os direitos reservados