Os 12 erros comuns em obra – Aprenda Arquitetura

Hoje, vou contar um pouco da minha experiência no acompanhamento de obra, somada à experiência de outros profissionais com os quais eu trabalhei. Por meio dessas experiências,  consegui listar alguns dos erros mais comuns em obra.

 

1º ALVARÁ DE OBRA: O maior erro do construtor é iniciar uma obra sem alvará de construção. Começar a obra na ilegalidade pode gerar multas e muita dor de cabeça para todos os envolvidos no processo.

 

2º FURTO NO CANTEIRO DE OBRA:  Não investir em segurança é um erro, principalmente se for a primeira construção no terreno. A maior incidência de furto correspondem aos seguintes materiais: fios elétricos, ferramentas e peças sanitárias. Por isso é muito importante prever o armazenamento seguro destes materiais, bem como o investimento em segurança, com grades, cercas e câmeras de monitoramento.

 

3º FALTA DE COMPATIBILIZAÇÃO:  Outro erro muito comum é a falta de compatibilização entre os projetos complementares. Consequência disso são as incompatibilidades encontradas durante a obra, que implicam maior despesa.

 

4º PRANCHA ERRADA: Durante a elaboração do projeto é comum o arquiteto enviar vários arquivos para seu cliente via e-mail. Pode acontecer do cliente plotar alguma versão mais antiga e entregar estas pranchas erradas para o executor. Por isso, é muito importante checar as pranchas que estão em obra.

 

5º AUSÊNCIA DE PONTOS DE ILUMINAÇÃO: Deve-se prever a quantidade exata de pontos de iluminação para não ter problema com áreas mal iluminadas.

 

6º IMPERMEABILIZAÇÃO: A falta de impermeabilização pode acarretar problemas de infiltração e corrosão das armaduras.

 

7º ALVENARIA FORA DE PRUMO: Parede fora de prumo interfere no encaixe das portas, colocação de mobiliário e na colocação do forro e piso.

 

8º MANGUEIRA ENTUPIDA: Antes de inciar o reboco nas paredes e tetos, é muito importante tampar as mangueiras elétricas com pedaço de jornal ou plástico para evitar a entrada da massa do reboco. Isso também pode ocorrer nas tubulações de esgoto.

 

9º JANELA FORA DE ESQUADRO: O vão da janela fora do esquadro interfere na colocação das janelas.

 

10º CAIMENTO DO PISO: Não prever a inclinação mínima no piso no entorno do ralo pode interferir no escoamento da água.

 

11º FALTA DE MATERIAIS: A falta de materiais pode gerar atrasos na execução. Por isso se antecipe. Não deixe o material acabar para solicitar mais. Dependendo do volume e quantidade, a entrega do material pode demorar até 10 (dez) dias. Esse tipo de problema acontece justamente por falta de planejamento e cronograma.

 

12º ALTERAÇÃO DE PROJETO: Uma prática muito comum é a alteração de projeto sem autorização do autor do mesmo. Isso pode comprometer a funcionalidade do projeto e interferir em outros projetos, implicando mais custo e problemas. Por isso certifique-se sempre com o autor a possibilidade de alteração do projeto.

Você gostou deste Post? Compartilhe com seus amigos.

Facebook – Instagram – Youtube

CURSOS EM DESTAQUE

22 de maio de 2018

0 Respostas sobre "Os 12 erros comuns em obra - Aprenda Arquitetura"

Deixe sua mensagem

Copyright © 2012 - 2018 - Arquitêta - Arquitetura & Arte

Todos os direitos reservados